A Ilha

São Miguel além das suas das incríveis paisagens naturais, tem a particularidade de apresentar uma temperatura do ar muito amena ao longo de todo o ano, variando normalmente entre 15 e 25º C. De inverno com frequência existem temperaturas durante o dia de 18 - 20ºC.

A água do mar é mais quente que a do Algarve, permitindo passar mais tempo dentro de água e fazer snorkeling por longos períodos, o que é ótimo para observar a grande quantidade de peixes, alguns deles muito coloridos.

Graças a uma geotermia ativa existem nascentes de água muito quente, onde se tomam banhos relaxantes, mesmo em pleno inverno. Esta possibilidade encontra-se também, pontualmente, na costa, em locais onde a água, a escaldar, nasce no próprio leito do oceano.

Os Açores são conhecidos pela abundância de mamíferos marinhos, como golfinhos, cachalotes e baleias, mas sua fauna apresenta outras curiosidades, incluindo o Priolo, uma das mais raras aves do mundo e que só existe numa pequena região: o Nordeste de São Miguel. Os canários são também aves nativas dos Açores (além das Canárias e da Madeira) e encontram-se por todo o lado: é frequente ouvir o seu canto. Existem outros animais inesperados, como o morcego diurno (Nyctalus azoreum): o único morcego do mundo que voa durante o dia.

Até a geologia é surpreendente: se apanharmos algumas das pedras esbranquiçadas que se encontram à volta das lagoas e as atirarmos à água as pedras flutuam! São pedra-pomes, uma rocha vulcânica altamente porosa e que é muito frequente nos Açores.

Existem outros tipos interessantes de rochas vulcânicas, alguns são tão invulgares que são vendidos aos turistas como recordações mas também se conseguem encontrar, em bruto, com alguma facilidade.

Mas o mais notável em São Miguel será sempre o seu relevo enlouquecido e arrebatador, intoxicando-nos violentamente de verde e azul em tranquilos prados, subitamente esburacados de vastas crateras, onde brilham as grandes lagoas de água doce. Um cenário onde quase sempre aparece o oceano, mais ao longe, tocando no horizonte, curiosamente permitindo ver aí outra ilha, de algumas zonas: Santa Maria.

No comments:

Post a Comment